Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Intermediação de Mão de Obra

A intermediação de mão-de-obra visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Portanto, o serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de emprego.

 

 

As principais etapas da execução do serviço de intermediação de mão-de-obra são: inscrição do trabalhador; registro do empregador; captação e registro de vagas de trabalho; cruzamento de perfil dos trabalhadores cadastrados com o perfil das vagas captadas; convocação de trabalhadores conforme pesquisa de perfil e encaminhamento para entrevista de emprego; e registro do resultado do encaminhamento. Ainda, o serviço de intermediação de mão de obra pressupõe a administração das vagas, que consiste no acompanhamento de cada vaga, do momento de sua captação até seu preenchimento – ou, eventualmente, até a extinção do prazo definido pelo empregador para a seleção. Em todas as etapas, é necessário o gerenciamento e controle das informações.

 

O trabalhador também dispõe das ferramentas digitais para fazer seu cadastro e acompanhar as vagas disponíveis através do portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br) e no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

 

Agências  do Trabalhador
Apesar do trabalhador conseguir realizar a auto intermediação pelos canais virtuais, as Agências apresentam o diferencial humano. Nesse sentido, estão à disposição em nossas Unidades, servidores treinados para lidar com o sistema de intermediação, bem como realizar a orientação profissional, com intuito de apresentar alternativas para o trabalhador alcançar sua colocação no mercado de trabalho.

 

Documentação necessária para cadastro:
– Carteira de Trabalho da Previdência Social – CTPS;
– RG e CPF
– PIS e Habilitação – CNH (caso tenha);

 

EMPREGADOR:

 

As agências possuem atendentes captadores de vagas para atendimento do empregador que desejam disponibilizar oportunidade de emprego junto a Secretaria.

Os empregadores que utilizam o Sistema da Secretaria para intermediação de mão de obra contam com o maior banco de dados de trabalhadores no Distrito Federal, de maneira gratuita, com a ampla divulgação de suas vagas através das Agências, mídias sociais, impressa e ainda canais de atendimento virtual.

Além do serviço de intermediação as empresas ainda podem contar com toda infraestrutura da secretaria para realização dos processos seletivos, como salas individuais, auditório, ambientes climatizados, bem como auxilio dos servidores responsáveis pela captação/ administração de vagas.

O empregador também pode disponibilizar suas vagas através da Central de Captação de Vagas:

 

CENTRAL DE CAPTAÇÃO DE VAGAS

Fone: 61.3773-9327 / 9328 / 9340
E-mail: gcv@sedet.df.gov.br.
Informações: (https://empregabrasil.mte.gov.br/84/imo/)

 

Documentação Necessária:

– Dados da empresa;
– Dados da vaga.

 

 

Governo do Distrito Federal